20 setembro 2010

Roteiro finalizado!

Roteiro finalizado, agora podemos discutir os planos de camêra, estou também fazendo uma prévia do story board para juntamente com a Diretora e o Diretor de Fotografia definirmos melhor os enquadramentos e estéticas visuais, do nosso curta.

Na ultima sexta-feria pedimos autorização para o professor Márcio Kowalski, que gentilmente nos cedeu o espaço da aula para testarmos possibilidades de iluminação para a cena da tortura do rato, gostamos do resultados, e o melhor conseguimos mais de um, então agora é só aguardar terça-feira(amanhã) na proxíma reunião decidirmos os próximos passos da produção e nos prepararmoos para o dia da gravação que está bem proxímo.

Rafael Cabeça Reis - Roteiro

13 setembro 2010

Que trampo....

Bom após vasta, produtiva e muito engraçada reunião, decidimos cortas duas cenas do roteiro para que possamos trabalhar melhor o clima tenso necessário para causar o grande impacto das cenas, de sadismo, tensão e lógico o grande ápice que a tortura do rato, como ainda este roteiro não está finalizado então certamente vai ser mudado em alguns aspectos, mas já é a reta final com certeza.


CENA .1:     SALA DO APARTAMENTO/INT/AMANHECENDO/     20’’

       No chão, um retrato quebrado de Fernando, Gabriel e Luísa no trote da faculdade. Gotas de sangue formam uma poça no chão. O sangue é do braço de Luísa. Gabriel, que está sentado na mesa de centro da sala, desce sua testa ao encontro do peito da mão de Luísa. Ele chora e soluça em desespero. Ao fundo está Fernando em pé, encostado na parede estalando o isqueiro ao ritmo das gotas de sangue de Luísa.

CENA .2:------------     /EXT/NOITE /     54’’

      Fernando e Gabriel estão no ­­__________________ da faculdade, estudando anatomia. Fernando, que está fumando, lê fixamente um livro de Serial Killers.
            Luísa, com a aparência triste, chega e se senta ao lado de Fernando perguntando:
     
LUÍSA: – Nossa, vocês estão estudando ainda?
           
Gabriel percebe que Luísa não está muito bem.

GABRIEL: – Oi, Lú...você está bem?

      Luísa olha para Fernando.

LUÍSA: – Estou... (puxando a manga da blusa para baixo. Fernando ainda está compenetrado em seu livro)

      Gabriel começa a arrumar seu material.

GABRIEL: - Bom gente, vou nessa que minha van já vai sair.

            Fernando que volta de seu transe responde:

FERNANDO: - A gente termina de estuda amanhã em casa.

GABRIEL: - Beleza então. “Falou”! (sai olhando para Luísa)

FERNANDO: - “Falou”!

            Fernando arrumando seu material pergunta à Luísa:

FERNANDO: - Vamos sair?

LUÍSA (desanimada): - Ah, vamos...

FERNANDO: - Que foi? Não gosta mais de mim?

LUÍSA: - Claro que gosto! Que pergunta!

     Fernando pega o braço de Luísa repentinamente, e ameaça queimá-la:

FERNANDO: - Quanto?

LUÍSA (puxando o braço): - Para!

     Fernando olha para o rosto de Luísa e começa a rir.

LUÍSA: - Seu besta!


CENA .3:SALA DO APARTAMENTO / INT     / NOITE /                   75’’

     Luísa, Fernando e Gabriel estão sentados ao redor da mesa de centro da sala. Com o jantar finalizado, as únicas coisas que ainda estão cheias são as taças de vinho, menos a de Gabriel, que está tomando o último gole de sua taça. Fernando pega seu livro de Serial Killers debaixo da mesa de centro e começa a folheá-lo. Luísa ainda está apática.

GABRIEL: - Como você consegue ler isso depois de comer?

     Fernando dá de ombros e se concentra na leitura. Segundos depois, sua expressão começa a mudar e seu olhar se fixa a uma foto de um corpo mutilado.

GABRIEL: - Cara, me passa o vinho por favor?

     Fernando não o escuta e começa a estalar seu isqueiro. Gabriel acaba se servindo. Luísa olha preocupada para a mão de Fernando. O estalo fica mais forte, como se ecoasse na cabeça de Luísa.
            O clima fica tenso. Algo se mexe na mesa derrubando os talheres. Luísa dá um grito assustada com o rato que procura restos de comida. Com o grito de Luísa a tensão é quebrada. Fernando pega o rato, o livro e o isqueiro da mesa.

FERNANDO: - Odeio quando eles escapam... – se levanta entra em um quarto.

     Luísa começa a recolher a louça calada e com a expressão triste. Antes de se levantar, Gabriel a segura pelo pulso. Ela murmura de dor. Em seu braço há uma cicatriz recente. Gabriel a olha com espanto. Luísa abaixa a cabeça.

GABRIEL: - O que que está acontecendo?*

     Luísa começando a chorar responde:

LUÍSA: - No começo eu achava que era só brincadeira, mas ele está levando muito a sério...(respira fundo)...não sei por quanto tempo posso agüentar...

            Gabriel a beija.
            Luísa e Gabriel que estavam abraçados, escutam um barulho da porta, se afastam e terminam de de retirar a louça, escutam um grunhido de rato.


CENA .4:QUARTO DE TORTURA     / INT / NOITE /               20’’


Luisa entra no quarto olha para o rato nas mãos de Fernando sendo torturado, sai chorando

           
LUÍSA:O rato... Meu Deus, ele, chega eu não posso com isso.

Ao entrar no quarto, Gabriel vê Fernando torturando o rato.  
Na parede é feita a sombra do rato se contorcendo, Fernando está sentado em sua mesa, segura a cauda do rato e o desce até o fogo. Fernando levanta o rato do fogo e pega uma tesoura e corta uma de suas patas lentamente. Fernando olha com prazer o sofrimento do rato que guincha desesperadamente.

GABRIEL: - Mata ele logo, cacete!

     Fernando não lhe dá ouvido. Posiciona a tesoura no focinho do rato, o corta e o rato morre. Fernando joga o corpo em cima da mesa com desprezo. Algo se quebra na sala, Gabriel sai com pressa para ver o que aconteceu.



CENA .5:     SALA DO APARTAMENTO / INT     / AMANHACENDO / aprox. 20’’

     Luísa está deitada no sofá com os pulsos cortados. Gabriel senta na mesa de centro, pega a mão de Luísa e chora aos soluços. Fernando entra na sala, sua expressão está perplexa.

     (FLASHBACK) Fernando olhando na fresta da porta Luísa e Gabriel se beijando.

            Fernando encostado em pé e encostado na parede em frente Gabriel começa a estalar o isqueiro.Os olhos de Gabriel são de ódio. Fernando dá um leve sorriso sínico e sádico para Gabriel. Um último estalo do isqueiro é feito.







Rafael Cabeça Reis - Roteirista

09 setembro 2010


1.INT – AMANHECER/APARTAMENTO
            Poça de sangue (som: ritmo dos pingos acompanhado pelo estalo do isqueiro), (tilt para cima) mão de Luisa esticada,(entra em cena) a mão de Gabriel pegando a mão de Luisa, Gabriel desce sua testa ao encontro das costas da mão de Luisa, ele chora e soluça em desespero.Mostrando as costas de Gabriel (primeiro plano)sem foco ao fundo Fernando sentado no chão encostado na parede estalando o isqueiro

2.EXT – MANHÃ /PRAÇA CENTRAL
            Gabriel caminha tranquilamente pelo campus, a música de seu aparelho de som é tão alta que da para escutar de seus fones de ouvido, em uma transição de uma música para outra o estalo do isqueiro chama a atenção de Gabriel ele olha para Fernando que acende seu cigarro, quando a música volta a tocar ele volta a atenção para seu caminho aonde Luisa cruza por Gabriel , ele a acompanha com o olhar.Ela vai até Fernando, quando Luisa se aproxima, Fernando pega seu braço e tenta queima-lo, por causa da música Gabriel não escuta o que ela fala, mas vê seu desespero e agonia com a brincadeira de Fernando, que apenas ri da cara dela a beija e a abraça.

08 setembro 2010

Vídeo: Resumo da vida de Machado de Assis



Agradecimentos: youtube.com/user/raphaelutube

Biografia: Machado de Assis

Machado de Assis
(1839-1908)


(...) Assim são as páginas da vida,
como dizia meu filho quando fazia versos,
e acrescentava que as páginas vão
passando umas sobre as outras,
esquecidas apenas lidas.

"Suje-se Gordo!"



Joaquim Maria Machado de Assis, cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839. Filho de um operário mestiço de negro e português, Francisco José de Assis, e de D. Maria Leopoldina Machado de Assis, aquele que viria a tornar-se o maior escritor do país e um mestre da língua, perde a mãe muito cedo e é criado pela madrasta, Maria Inês, também mulata, que se dedica ao menino e o matricula na escola pública, única que freqüentará o autodidata Machado de Assis.
  
De saúde frágil, epilético, gago, sabe-se pouco de sua infância e início da juventude. Criado no morro do Livramento, consta que ajudava a missa na igreja da Lampadosa. Com a morte do pai, em 1851, Maria Inês, à época morando em São Cristóvão, emprega-se como doceira num colégio do bairro, e Machadinho, como era chamado, torna-se vendedor de doces. No colégio tem contato com professores e alunos e é até provável que assistisse às aulas nas ocasiões em que não estava trabalhando.

Conto: A Causa Secreta - Machado de Assis


Download (Clique com botão direito em 'Salvar link como')

03 setembro 2010

02 setembro 2010

A equipe Mercúrio Filmes

Seja Bem vindo a Mercúrio Filmes, para começar vamos explicar como surgiu a ideia do nome da produtora:
Mercúrio foi escolhido porque é o nome do Deus da comunicação, da eloquência, do comércio, dos viajantes e dos ladrões, a personificação da inteligências, os gregos chamavam esse mesmo Deus de Hermes, o nome Mercúrio foi adaptado pelos romanos.Então por isso que a produtora adotou esse nome, em homenagem ao Deus na mitologia.

A nossa produtora é composta por estudantes de Rádio e TV na Universidade Metodista, sempre realizando um produto audiovisual a cada semestre.
Até então 3 projetos já foram produzidos:

-Rádiodocumentário – A TV nos anos 50: Programas Infantis - Programa Reprise. Confira!

-Remake – “Os Normais – Tipo de coisa Normal.” Confira!

-Adaptação - A Causa Secreta (em andamento).

Componentes da Equipe:
Alice Sesoko(Direção Geral)
Andréa Silva(Direção de Arte)
César Coutinho(Auxiliar Áudio)
Diego Coelho(Diretor Fotografia)
Elaine Guimarães(Diretor Executiva)
Gabriela Lopes(Produção)
Jéssica Oliveira(Direção de Atores)
Rafael Cabeça(Roteiro)
Rafael Ferreira/Animal (Câmera/edição)
Roberto Almeida((Operador de áudio/edição)

A cara da nossa produtora


Alice Sesoko 


Cabeça 


Andréa


Diego


Elaine


Rafael Animal


Gabi


Jéssica


Césão

Roberto

Quem já passou por aqui

Camila - a garota claquete!


Felipe Agustini

01 setembro 2010

Fale conosco


Você pode entrar em contato com a Mercurio Filmes através do formulário abaixo.


Agradecemos a sua mensagem.